– Jornadas Brasileiras no Rio de Janeiro –

Dia 30 de Abril de 2015

Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

Faculdade de Direito: Rua São Francisco Xavier, 524

7º andar – Salão Nobre

 

____________________________________________________

 

Association Henri Capitant des amis de la culture juridique française, por intermédio do seu Comitê Brasileiro está organizando, em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, a

 

« Jornada do Direito Francês no Rio de Janeiro ».

 

Essa Jornada será realizada no dia 30 de Abril de 2015 no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

 

O evento é voltado para os estudantes e comunidade acadêmica da UERJ, assim como aos membros da Association Henri Capitant. O evento é aberto também para todas as pessoas interessadas, dentro do limite de vagas disponíveis.

 

Uma tradução simultânea francês – português / português – francês estará à disposição do público.

 

– Programa –

 

9h00 – 9h45  ABERTURA – Professores Gustavo Tepedino, professor da UERJ e Secretário Geral do Comitê Brasileiro da AHC, e Denis Mazeaud, professor da Université Panthéon Assas – Paris II e presidente da AHC.

9h45 – 10h30  OLHARES CONTEMPORÂNEOS SOBRE O CAMPO DE APLICAÇÃO DO DIREITO COMPARADO – Professora Camille Jauffret-Spinosi (professora emérita da Université Panthéon Assas – Paris II). Debate com o Professor Arnoldo Wald (Doutor Honoris Causa da Université Panthéon Assas – Paris II e Presidente de Honra do Comitê Brasileiro da Association Henri Capitant).

 

10h30-11h00  PAUSA CAFÉ – INAUGURAÇÃO DO ESPAÇO DO COMITÊ BRASILEIRO

 

11h00 – 11h45  PRINCÍPIOS DIRETORES DO PROCESSO CIVIL FRANCÊS; O OFÍCIO DO JUIZ E O PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO – Professora Lucie Mayer, (Université de Reims). Debate com Louis Lozouet (Advogado OAB/RJ e Barreau de Paris).

11h45 – 12h30  O “SOLIDARISMO CONTRATUAL”, UMA NOVA ABORDAGEM DO DIREITO DOS CONTRATOS NA FRANÇA? – Professor Denis Mazeaud (Université Panthéon Assas – Paris II). Debate com o Professor Pablo Renteria (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/Rio).

12h30 – 13h00  HOMENAGEM AO PROFESSOR ARNOLDO WALD, Presidente de Honra do Comitê Brasileiro da Association Henri Capitant.

13H00  ENCERRAMENTO – Inauguração do retrato do Professor HENRI CAPITANT